Ad Code

ads

Conta de luz terá 20,51% de reajuste a partir desta quarta-feira (24)

 
A conta de luz vai ficar mais cara no Paraná a partir desta quarta-feira (24). O aumento é válido para as clientes da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e foi aprovado nesta terça (23) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 A Agência explica que, para consumidores residenciais, o reajuste médio é de 20%. Para os consumidores cativos de baixa tensão (pequenos comércios, iluminação pública, pequenas propriedades rurais, entre outros), 19,85%, e para os de alta tensão (grandes empresas, hospitais, shoppings, indústrias, etc), 21,87%.

 Com isso, o efeito médio para o consumidor foi calculado em 20,51%, dependendo do consumo.

Em nota, a Copel destacou que o reajuste da tarifa é definido pela Aneel e disse que o cliente paranaense pagará, em média, em torno de R$ 0,76 por kilowatt (kW) em residências.

 Segundo a companhia, o maior impacto no reajuste é o custo do subsídio à geração distribuída (GD) através de placas fotovoltaicas.

 "Do total, 16% correspondem ao impacto causado pela GD, que é paga por todos os consumidores, inclusive quem não possui sistema próprio de geração. Esse benefício aos usuários de geração solar está incluído na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), custeada por todos os consumidores de energia elétrica. A conta, que financia políticas públicas e subsídios, é uma das principais responsáveis pelos custos sobre as tarifas. Os incentivos subsidiam a geração distribuída, que engloba sistemas solares instalados em residências, comércios e indústrias. O impacto não ocorre apenas no Paraná, mas em todo o País".


Ad Code